Volte às Aulas com Conteúdo

Sim, Volte às Aulas

Tema comentado por todos nestes dias. Escolas e Colégios preparados, alunos ainda não acreditando que vai chegar a hora.

Mas é verdade, está chegando.

Que tal pensar em algo novo? Que tal ter um conteúdo diferente para despertar atenção dos alunos?

Com conteúdo inovador, você pode trazer motivação, criatividade, ação e descontração para dentro da sala de aula.

Para entender porque as crianças e jovens se motivam com conteúdos modernos, vamos falar um pouco sobre Tecnologia. Lembre-se elas estão em contato com os computadores e smartphones no dia-a-dia delas, e em especial nas férias, quando utilizaram esta tecnologia para se comunicar constantemente com os amigos, leram livros, assistiram filmes, jogaram, postaram fotos, vídeos, snapchat e viram as novidades mais interessantes das férias no WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e vários outras redes sociais.

Por isso, para elas, nada é mais natural e motivante do que ter esses elementos dentro da sala de aula também. A tecnologia pode ser usada em sala de aula através de objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos que servem como suporte à aula, ou serem usadas para estimular a pesquisa ativa dos alunos na internet, com orientação do professor, para os alunos saberem encontrar conteúdos adequados e de fontes confiáveis.

Só que, para usar a tecnologia, é preciso que o professor esteja atualizado. Se você não tem muito contato com computadores ou internet, está na hora de conhecer mais sobre esse mundo para poder usá-lo a seu favor dentro da sala de aula e até mesmo fora dela. Por isso, professores, coordenadores e gestores escolares, não devem ver a tecnologia como uma vilã, devem unirem-se a ela para obter melhores resultados nas suas aulas.

Quer saber como fazer isso? Preparamos 6 dicas para vocês!

 1 – Valorize os recursos tecnológicos

Quando você passar um trabalho para os seus alunos, incentive o uso de diferentes tecnologias para a execução e apresentação. Vídeos, fotos, podcast, blogs e enquetes online podem fazer parte do processo de pesquisa. Além disso, na hora da avaliação, prestigie o bom uso da tecnologia.

2 – Crie um espaço colaborativo

Que tal criar um espaço online para todos os alunos da sua disciplina postarem os seus trabalhos e dúvidas? Pode ser um grupo fechado em alguma rede social ou um blog, que todos tenham acesso. Dessa maneira, a interação dos estudantes com a matéria irá acontecer também fora da sala de aula e será possível a criação de uma rede de integração, onde eles mesmos podem se ajudar.

3 – Ensine os alunos a tirar o melhor da Internet

A Internet também é um lugar onde há muito conteúdo falso sendo replicado e informações sem credibilidade. Pensando nisso, que tal ensinar os seus alunos a tirar o que há de melhor dela? Ensine-os a fazer pesquisas e usar palavras-chave para encontrar assuntos específicos. Também os apresente a portais e sites confiáveis, para que quando eles tiverem em casa sozinhos, saibam fazer uma boa pesquisa usando a web.

4 – Ofereça conteúdos

Através da internet, é muito mais fácil disponibilizar aos alunos conteúdos extras coerentes com a aula e conteúdos estudados. Isso pode ser feito através do espaço colaborativo citado acima, ou por e-mail. Tenha o endereço eletrônico dos seus alunos, e envie os conteúdos interessantes que encontrar pela rede. Essa aproximação só traz benefícios aos estudantes, que se sentem mais à vontade na relação com o professor quando precisam de alguma ajuda ou estão passando por alguma dificuldade.

5 – Busque por conteúdos fascinantes e preparados para auxiliar no ensino-aprendizagem nas escolas.

A VilaTech, por meio da Evobooks, disponibiliza a Formação Inspira Digital. Sem mistérios, os Conteúdos Digitais são leves, rápidos e funcionam sem depender de conexão com a internet.

Surpreenda-se!

Conteúdos Interativos e Diferenciados

Criados, desenvolvidos e produzidos por professores especializados, com uma linguagem contemporânea e inovadora, os conteúdos transformam a aula em um ambiente de aprendizagem divertido e engajante.

Multiplataforma

Seu dispositivo é Android, Windows, Linux ou iOS? Os Conteúdos Digitais funcionam em todos eles.

  • Implantação rápida: com poucos cliques você já tem acesso a todos os conteúdos
  • Atualizações constantes: basta sincronizar online e você sempre ficará com as últimas novidades
  • Leve para qualquer lugar: funciona em notebooks, tablets e celulares

Funcionalidades que fazem a diferença

  • Ambiente 3D interativo
  • Conteúdo didático
  • Ferramentas de autoria, apontamentos e inserções de notas de aula
  • Salvar aula
  • Carregar aula

6- Invista em você

A Formação permite que professores se aperfeiçoem e possam levar à sua sala de aula uma nova maneira de se conectar aos alunos: a maneira digital. A Formação tem a finalidade de responder a muitas perguntas feitas por professores que desejam utilizar a tecnologia digital dentro da sala de aula, como:

Por que devo utilizar as ferramentas digitais em minha aula? Elas são realmente minhas aliadas? Qual a melhor maneira de utilizá-las? Como me preparo para utilizá-las?

  • A única plataforma online para professores da Era Digital que além da formação, dá ao professor recebe Sequências Didáticas e os Conteúdos Digitais.
  • Entre em contato com a VilaTech e conheça como levar este conteúdo da EvoBooks e a Formação Inspira Digital para o Volta às Aulas com mais Conteúdo.